Rompimento do noivado causa danos morais?
O rompimento do noivado pode causar danos morais e materiais? Vejam decisões sobre o assunto.
94844717 – APELAÇÃO CÍVEL. ROMPIMENTO DE NOIVADO. INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. NÃO CABIMENTO. AUSÊNCIA DE DANO MORAL. FALTA DE PROVA DE DANO MATERIAL. A simples ruptura de um noivado não pode ser causa capaz de configurar dano moral indenizável, salvo em hipóteses excepcionais, em que o rompimento ocorra de forma anormal e que ocasione, realmente, à outra pessoa uma situação vexatória, humilhante e desabonadora de sua honra, o que, no caso dos autos, como visto, não ocorreu. Não se há de falar em indenização por dano material, no caso de rompimento de noivado, se não há prova nos autos de culpa de quem quer que seja pelo rompimento havido e sequer das despesas realmente feitas com a preparação da cerimônia.
52240495 – APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR BENFEITORIAS DEMOLIÇÃO E EDIFICAÇÃO DE NOVA CASA EM TERRENO DE PROPRIEDADE DA NOIVA. POSTERIOR ROMPIMENTO DO NOIVADO PELO AUTOR. PEDIDO DE RESSARCIMENTO DOS GASTOS COM A CONSTRUÇÃO. DESPESAS COMPROVADAS. DEVOLUÇÃO DETERMINADA. RECONVENÇÃO. ABALO MORAL CONFIGURADO SITUAÇÃO EXCEPCIONAL. DISPÊNDIO COM O PREPARATIVO DO CASAMENTO. PROVA PRODUZIDA. REPARAÇÃO DEVIDA. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. Comprovado que durante o relacionamento amoroso o autor investiu em construção de casa no imóvel da ré, quando rompido ele deve ser ressarcido pelos gastos, sob pena de enriquecimento sem causa. O rompimento de noivado não gera direito a reparação de danos morais, a não ser que existam fatos que levem a um sofrimento excepcional da parte, que ofendam sua dignidade.
86289689 – AÇÃO DE COBRANÇA. Réu que era noivo da filha do autor. Autor que emprestou dinheiro ao réu para ajudá-lo a comprar uma casa para o futuro casal. Rompimento do noivado. Réu que não devolveu o dinheiro. Prova documental e testemunhal que alicerçam as alegações do autor. Recurso não provido.
Publicado em 5 de julho de 2017, em Atualidades, Decisão Judicial, Noivado e marcado como #alexandreberthe, advogado de família são paulo, Alexandre Berthe, dano material noivado, dano moral desistência casamento, dano moral direito de família, dano moral noivado, desistência casamento dano moral, noivado dano material, rompimento de noivado causa dano moral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1