Condomínio pode oferecer desconto para o pagamento antecipado?

A situação já foi mais usual, mas ainda hoje há uma pequena quantidade de condomínio que faz uso de tal metodologia sob a justificativa de que é para reduzir a inadimplência.

Assim, ainda que exista o anseio e/ou a justificativa de diminuição da inadimplência, o que existe também é a inclusão de “multa extra” majorando o valor, algo que já foi observado em várias decisões judiciais e que vieram a considerar a impossibilidade de aplicação da multa em caso da impontualidade no pagamento.

Tal fruto decorre da certeza de que o rateio mensal da taxa condominial deve permitir que o valor arrecado quite integralmente as despesas e reservas aprovadas pela assembléia, ou seja, se todos os condôminos realizassem o pagamento de forma antecipada e forem beneficiados pelo desconto, o valor arrecadado não seria suficiente para adimplir as contas mensais. E, foi isso que em alguns processos judicias foi constatado, pois o valor da taxa condominial era apresentado em um valor maior do que o necessário, ou seja, era como se a impontualidade no pagamento já refletisse na automática incidência da multa. Porém, quem não realizasse o pagamento na data prevista acabava sofrendo a incidência de nova multa, essa sim apresentada de forma mais transparente.

Portanto, algumas decisões observaram que os “impontuais” acabavam pagando valor maior do que a multa legalmente permitida (2%) e em várias decisões passaram a determinar sua exclusão quando da atualização do saldo devedor.

Destarte, ainda que tal método seja utilizado por alguns condomínios, como forma para incentivar a pontualidade na adimplência, os condôminos inadimplentes encontram fortes argumentações para questionar o excesso de encargos nas cobranças realizadas, portanto cabe a cada nicho condominial avaliar os prós e contras de tal forma de cobrança da taxa condominial.

Anúncios

Sobre Alexandre Berthe Pinto

Alexandre Berthe Pinto – É advogado, Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP 2017/2018, atua nas áreas de Direito Bancário, Consumidor, Condominial, Saúde, Imobiliário, Responsabilidade Civil e Indenizatória, Família e Sucessões e Contencioso Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, membro da Associação dos Advogados de São Paulo, cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD) e Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde. Responsável pelo conteúdo dos blogs: www.radioterapiaimrt.com, www.problemasnocondominio.com, www.dividadecondominio.com.br www.fraudebancaria.com,e outros.* Contato: Comercial: +55 11 5093-2572 - E-mail: alexandre@alexandreberthe.com.br Skype: alexandre.berthe - WhatsApp: +55 11 94335-8334 Imprensa: +55 11 98238-8231

Publicado em 11 de outubro de 2014, em Condominial e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Dúvidas e Sugestões

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: