Amassaram meu carro no condomínio, quem é responsável pelo conserto?

Os problemas e as queixas decorrentes de danos em veículos em condomínios são extremamente frequentes, mas muitas vezes o condômino é quem acaba suportando os prejuízos, especialmente se estiver contido na convenção que o condomínio não se responsabilizará por tais danos. (veja mais)

Entretanto, em algumas ocorrências a situação pode ser inversa, como por exemplo:

  • Goteira mancha no carro: se o veículo sofrer danos em razão de problemas como um vazamento na garagem, o dano deve ser reparado pelo condomínio, inclusive, muitas vezes, o próprio seguro condominial possui cobertura para tal situação. Mas, é preciso que o condômino comunique de imediato o Síndico ou responsável e, preferencialmente, registre imagens comprovando que o dano foi causado em razão de um vazamento.

 

  • Amassados: Se o condomínio não possuir serviço de manobrista e/ou vigilante na garagem e as normas condominiais excluírem o ônus do reparo por parte do condomínio, o custo será do condômino. Contudo, se existir no espaço sistema de monitoramento de câmera e for possível identificar o causador do dano, caberá ao lesado buscar o ressarcimento pelo conserto do responsável.

Assim, mesmo que sejam consideradas como exceções, existem situações em que o condomínio poderá ser responsável pelo conserto ou ressarcimento do prejuízo, mas para isso é fundamental que o proprietário do veículo colha a maior quantidade de provas sobre o fato especifico e, se for o caso procure auxilio com o profissional de sua confiança, pois muitas vezes caberá a justiça decidir se o condomínio será o responsável ou não pelo reparo.

radioterapia imrt 300

Anúncios

Sobre Alexandre Berthe Pinto

Alexandre Berthe Pinto – É advogado, Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP 2017/2018, atua nas áreas de Direito Bancário, Consumidor, Condominial, Saúde, Imobiliário, Responsabilidade Civil e Indenizatória, Família e Sucessões e Contencioso Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, membro da Associação dos Advogados de São Paulo, cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD) e Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde. Responsável pelo conteúdo dos blogs: www.radioterapiaimrt.com, www.problemasnocondominio.com, www.dividadecondominio.com.br www.fraudebancaria.com,e outros.* Contato: Comercial: +55 11 5093-2572 - E-mail: alexandre@alexandreberthe.com.br Skype: alexandre.berthe - WhatsApp: +55 11 94335-8334 Imprensa: +55 11 98238-8231

Publicado em 28 de abril de 2014, em Condominial e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Dúvidas e Sugestões

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: