Cálculo do saldo devedor está errado, o que faço?
Infelizmente, não são raros os casos de consumidores que realizam a evolução financeira nos moldes do contrato e se deparam com diferença no saldo devedor encontrado com os informados pela construtora.
Assim, como a atualização do saldo devedor é um cálculo contábil com a incidência do contratado e a aplicação de juros e/ou atualizações com lastro em índices oficiais, qualquer divergência deverá ser questionada diretamente com a construtora.
Outrossim, é interessante que o confronto entre os cálculos pessoais e da construtora seja realizado com uma certa antecedência, evitando que tudo seja realizado quando da proximidade da entrega das chaves, pois algumas vezes a discussão e o ajuste de valores é moroso, há um período tumultuado para obtenção de documentação para financiamento etc.
Não obstante, na maioria das vezes, quando há alguma divergência de valores as construtoras realizam a adequação de forma espontânea sem maiores problemas, mas em caso de negativa o consumidor terá que buscar auxilio profissional especializado para pleitear a correção pela via judicial, por isso é importante ter uma planilha de evolução financeira elaborada de forma corretamente e apontando os equívocos entre os valores cobrados pela construtora e o considerado correto pelo consumidor.
E, dependendo da situação, o consumidor poderá requerer o pagamento em dobro do valor pago a maior, o ressarcimento atualizado ou o abatimento das parcelas futuras, tudo dependerá da situação concreta.
Publicado em 31 de março de 2014, em Contrato, Informações técnicas, Pagamento e financiamento, Problemas com imóvel, Problemas com imóvel, Respostas e marcado como Alexandre Berthe, cálculo saldo devedor imóvel na planta, divergência saldo devedor do imóvel, erro saldo devedor imóvel na planta, problemas com imovel, saldo devedor imóvel errado. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1