Cálculo do saldo devedor está errado, o que faço?

FIQUE_ATENTO_-_BMPInfelizmente, não são raros os casos de consumidores que realizam a evolução financeira nos moldes do contrato e se deparam com diferença no saldo devedor encontrado com os informados pela construtora.

Assim, como a atualização do saldo devedor é um cálculo contábil com a incidência do contratado e a aplicação de juros e/ou atualizações com lastro em índices oficiais, qualquer divergência deverá ser questionada diretamente com a construtora.

Outrossim, é interessante que o confronto entre os cálculos pessoais e da construtora seja realizado com uma certa antecedência, evitando que tudo seja realizado quando da proximidade da entrega das chaves, pois algumas vezes a discussão e o ajuste de valores é moroso, há um período tumultuado para obtenção de documentação para financiamento etc.

Não obstante, na maioria das vezes, quando há alguma divergência de valores as construtoras realizam a adequação de forma espontânea sem maiores problemas, mas em caso de negativa o consumidor terá que buscar auxilio profissional especializado para pleitear a correção pela via judicial, por isso é importante ter uma planilha de evolução financeira elaborada de forma corretamente e apontando os equívocos entre os valores cobrados pela construtora e o considerado correto pelo consumidor.

E, dependendo da situação, o consumidor poderá requerer o pagamento em dobro do valor pago a maior, o ressarcimento atualizado ou o abatimento das parcelas futuras, tudo dependerá da situação concreta.

Anúncios

Sobre Alexandre Berthe Pinto

Alexandre Berthe Pinto – É advogado, Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP 2017/2018, atua nas áreas de Direito Bancário, Consumidor, Condominial, Saúde, Imobiliário, Responsabilidade Civil e Indenizatória, Família e Sucessões e Contencioso Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, membro da Associação dos Advogados de São Paulo, cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD) e Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde. Responsável pelo conteúdo dos blogs: www.radioterapiaimrt.com, www.problemasnocondominio.com, www.dividadecondominio.com.br www.fraudebancaria.com,e outros.* Contato: Comercial: +55 11 5093-2572 - E-mail: alexandre@alexandreberthe.com.br Skype: alexandre.berthe - WhatsApp: +55 11 94335-8334 Imprensa: +55 11 98238-8231

Publicado em 31 de março de 2014, em Contrato, Informações técnicas, Pagamento e financiamento, Problemas com imóvel, Problemas com imóvel, Respostas e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Dúvidas e Sugestões

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: