Não recebi meus móveis, posso sustar os cheques?

problema movel planejadoLastimavelmente os problemas com os móveis planejados estão cada vez mais frequentes e os danos causados nem sempre são ressarcidos como deveriam.

Assim, analisando várias reclamações e relatos de consumidores, observo que há  grande dúvida no que tange ao ato de sustar os cheques ofertados para aquisição dos móveis, razão pela qual, simplificadamente, é importante esclarecer que é praxe nos contratos a existência de cláusula contratual de cessão de direito, ou seja, o vendedor (lojista) poderá ceder o crédito do contrato para terceiros, algo que é utilizado para angariar recursos financeiros para capital de giro e outras situações financeiras/administrativas do vendedor. Com isso, o credor dos cheques passa a ser, normalmente, uma financeira.

Como consequência, se o consumidor simplesmente sustar os cheques poderá ser cobrado judicialmente ou até ter o nome inscrito no cadastro de inadimplentes pela financeira (“novo credor”).

Dessa forma, quando estamos diante de casos assim, o mais seguro ao consumidor, já prejudicado pela não entrega do móvel, é a busca de auxilio, pois o profissional capacitado terá condições de avalizar toda situação e prestar o melhor aconselhamento, que normalmente culminará com a propositura da ação judicial em face do lojista, com a participação da financeira, e requerimento judicial para suspensão dos pagamentos dos cheques e o pedido de ressarcimento, de acordo com a situação concreta, dos danos morais, patrimoniais e/ou outros sofridos.

Portanto, o consumidor que estiver enfrentando situação semelhante precisa ter em mente que sustar o cheque unilateralmente, salvo situação especifica, não é o meio mais adequado e poderá significar prejuízos ainda maiores.

Participe, envie suas dúvidas e/ou sugestões.

Anúncios

Sobre Alexandre Berthe Pinto

Alexandre Berthe Pinto – É advogado, Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP 2017/2018, atua nas áreas de Direito Bancário, Consumidor, Condominial, Saúde, Imobiliário, Responsabilidade Civil e Indenizatória, Família e Sucessões e Contencioso Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, membro da Associação dos Advogados de São Paulo, cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD) e Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde. Responsável pelo conteúdo dos blogs: www.radioterapiaimrt.com, www.problemasnocondominio.com, www.dividadecondominio.com.br www.fraudebancaria.com,e outros.* Contato: Comercial: +55 11 5093-2572 - E-mail: alexandre@alexandreberthe.com.br Skype: alexandre.berthe - WhatsApp: +55 11 94335-8334 Imprensa: +55 11 98238-8231

Publicado em 9 de janeiro de 2014, em Atraso na entrega, Cuidados ao comprar, Móveis Planejados, Problemas com imóvel, Problemas com imóvel, Respostas e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Dúvidas e Sugestões

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: