Além da desigualdade social, será que teremos agora também a desigualdade jurídica?
A certeza de que até hoje nenhum banco brasileiro ventilou no judiciário a tese jurídica, que dificilmente seria recusada legitimamente pelo Poder Judiciário, e poderia padronizar o ressarcimento dos poupadores, contudo mantendo o direito ao recebimento, me revolta, pois está, ao menos demonstrado pela mídia, que é muito mais benéfico dominar economicamente o Estado do que realizar um debate jurídico inteligente e fazendo uso de todos os recursos e teses jurídicas legalmente e democraticamente aceitáveis no país.
E a perplexidade é absurda ao ver que no Brasil pessoas morrem nas filas por falta de atendimento médico, a violência é semelhante aos países em guerra, a corrupção faz parte do cotidiano, os juros bancários superam 100% ao ano, a economia não cresce há anos etc. e o Estado, ao invés de reunir seu contingente de “guerra” e pressão para solucionar tais problemas, é comedido, situação oposta ao que está sendo divulgado, no sentido de pressionar a mais alta Corte do judiciário brasileiro do país para modificar seu entendimento de décadas e retirar agora o direito já consagrado dos poupadores e pior, lastreado no solo movediço do terrorismo financeiro unilateralmente exposto, mesmo sendo uma situação irreal.
Em existindo resultado a pressão do Governo e do Poder Econômico no Poder Judiciário, culminando com a modificação de seu entendimento jurídico sobre o assunto, será o fim da nação brasileira e a concretização da injustiça; o principio da igualdade deixará de existir, até mesmo a divisão dos poderes não será tão limitada como deveria ser.
Realmente, seremos apenas o país do futebol, da cerveja, do samba, da desigualdade social e agora também da desigualdade jurídica.
A sorte está lançada!
Publicado em 26 de novembro de 2013, em Artigos e opiniões e marcado como adiamento julgamento dos planos econômicos, Alexandre Berthe, como os ministros já julgaram as ações da poupança, data julgamento poupança stf, direito poupador planos econômicos, julgamento poupança stf, julgamento stf expurgo poupança, plano bresser, plano collor, plano verão, planos econômicos e o risco ao sistema financeiro nacional, stf julgamento poupança, valor devido planos econômicos, votação stf poupança. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1