Qual a diferença entre a Tabela Price e a SAC? Qual é melhor?
Ao realizar o financiamento imobiliário, não bastasse tantas outras informações e cuidados, o adquirente precisa ficar atento na escolha da modalidade do financiamento.
Assim, talvez, as duas principais modalidades de amortização são a Tabela Price e a SAC, e a sua escolha dependerá da analise financeira do próprio interessado, levando-se em conta, inclusive, o fator idade, projeção de carreira e outras incógnitas. Fazer tal escolha é difícil, pois se faz uma escolha hoje que poderá prevalecer por trinta anos.
Dessa forma, tentando tornar mais compreensível, temos que:
Tabela Price:
E caracterizada pela utilização de juros compostos e pela utilização de valores fixos nas prestações, ao longo dos anos é mais onerosa que a SAC.
Isso porque, devido ao valor fixo da parcela, o valor a ser abatido do saldo devedor inicialmente é muito baixo, já que do montante pago mensalmente a maior parte é destinada para abatimento dos juros, situação que perdura em média até metade do prazo contratual e daí sim o valor mensalmente pago passa a ser utilizado para abatimento da dívida principal.
Embora mais elevado, muitas pessoas preferem a SAC, pois as prestações iniciais são menores e fixas.
SAC (Sistema de Amortização Constante):
Possui como principal característica a amortização constante e mensal do saldo devedor (valor principal) e o valor decrescente da parcela mensal.
Como consequência, por abater mensalmente o mesmo saldo devedor, os juros diminuem mais rapidamente, porém o valor da prestação inicial pode superar em mais de 20% o valor da Tabela Prince, mas no término do contrato o valor total pago pode ser menor.
Sendo assim, a escolha da melhor forma de amortização da dívida deve ser avaliada pelo adquirente, sendo aconselhável que solicite a simulação dos valores mensais e questione sobre a possibilidade de antecipação de parcelas e outras situações contabilmente interessante.
Não obstante, em caso de dúvida, é prudente que o adquirente consulte o profissional de sua confiança para melhor avaliação e auxilio na escolha da modalidade de financiamento a ser contratada.
Assim, não é possível sem analisar mais profundamente a situação financeira do interessado definir genericamente qual a melhor forma de financiamento.
Publicado em 18 de outubro de 2013, em Contrato, Informações técnicas, Pagamento e financiamento, Problemas com imóvel, Problemas com imóvel, Respostas e marcado como Alexandre Berthe, dano moral atraso na entrega de imovel adquirido na planta, dano moral atraso na entrega do imóvel, desvantagem tabela price, diferença entre tabela price e sac, problemas com imovel, problemas no condominio, qual a diferença entre tabela price e sac. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1