Qual a diferença entre a Tabela Price e a SAC? Qual é melhor?

Ao realizar o financiamento imobiliário, não bastasse tantas outras informações e cuidados, o adquirente precisa ficar atento na escolha da modalidade do financiamento.

Assim, talvez, as duas principais modalidades de amortização são a Tabela Price e a SAC, e a sua escolha dependerá da analise financeira do próprio interessado, levando-se em conta, inclusive, o fator idade, projeção de carreira e outras incógnitas. Fazer tal escolha é difícil, pois se faz uma escolha hoje que poderá prevalecer por trinta anos.

Dessa forma, tentando tornar mais compreensível, temos que:

Tabela Price:

E caracterizada pela utilização de juros compostos e pela utilização de valores fixos nas prestações, ao longo dos anos é mais onerosa que a SAC.

Isso porque, devido ao valor fixo da parcela, o valor a ser abatido do saldo devedor inicialmente é muito baixo, já que do montante pago mensalmente a maior parte é destinada para abatimento dos juros, situação que perdura em média até metade do prazo contratual e daí sim o valor mensalmente pago passa a ser utilizado para abatimento da dívida principal.

Embora mais elevado, muitas pessoas preferem a SAC, pois as prestações iniciais são menores e fixas.

SAC (Sistema de Amortização Constante):

Possui como principal característica a amortização constante e mensal do saldo devedor (valor principal) e o valor decrescente da parcela mensal.

Como consequência, por abater mensalmente o mesmo saldo devedor, os juros diminuem mais rapidamente, porém o valor da prestação inicial pode superar em mais de 20% o valor da Tabela Prince, mas no término do contrato o valor total pago pode ser menor.

Sendo assim, a escolha da melhor forma de amortização da dívida deve ser avaliada pelo adquirente, sendo aconselhável que solicite a simulação dos valores mensais e questione sobre a possibilidade de antecipação de parcelas e outras situações contabilmente interessante.

Não obstante, em caso de dúvida, é prudente que o adquirente consulte o profissional de sua confiança para melhor avaliação e auxilio na escolha da modalidade de financiamento a ser contratada.

Assim, não é possível sem analisar mais profundamente a situação financeira do interessado definir genericamente qual a melhor forma de financiamento.

Participe, envie suas dúvidas e/ou sugestões.

Anúncios

Sobre Alexandre Berthe Pinto

Alexandre Berthe Pinto – É advogado, Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP 2017/2018, atua nas áreas de Direito Bancário, Consumidor, Condominial, Saúde, Imobiliário, Responsabilidade Civil e Indenizatória, Família e Sucessões e Contencioso Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, membro da Associação dos Advogados de São Paulo, cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD) e Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde. Responsável pelo conteúdo dos blogs: www.radioterapiaimrt.com, www.problemasnocondominio.com, www.dividadecondominio.com.br www.fraudebancaria.com,e outros.* Contato: Comercial: +55 11 5093-2572 - E-mail: alexandre@alexandreberthe.com.br Skype: alexandre.berthe - WhatsApp: +55 11 94335-8334 Imprensa: +55 11 98238-8231

Publicado em 18 de outubro de 2013, em Contrato, Informações técnicas, Pagamento e financiamento, Problemas com imóvel, Problemas com imóvel, Respostas e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Dúvidas e Sugestões

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: