Posso vender meu imóvel com dívidas?

O fato do imóvel possuir dívidas inerentes ao próprio bem como ITPU, taxa condominial ou pendências de parcelas de financiamentos etc. por si só não é impedimento para sua comercialização, mas se o total da dívida superar o valor do bem aí sim estaremos diante de uma causa impeditiva.

O fato concreto é que vários proprietários ao enfrentarem momentos de dificuldades nas finanças levam consigo a esperança de que a situação irá melhor, algo que nem sempre ocorre e as dívidas acumuladas inerentes ao imóvel se tornam elevadas e praticamente impagáveis.

Portanto, em caso de dificuldade superior a quatro ou cinco meses, é aconselhável que o proprietário busque auxilio profissional para estudar a situação, ocasião em que poderá vender o imóvel afetado pela dívida, bastando informar ao comprador interessado e realizando os procedimentos necessários para honrar com os débitos junto aos credores, atitude que evitará um aumento expressivo do prejuízo.

Porém, quando a dívida existe há longo tempo ou há averbação de penhora e outras situações, ainda que a venda seja possível, será imprescindível o auxilio de profissional habilitado para regularizar a negociação de venda.

Assim, o importante é saber que a dívida, salvo algumas exceções, não impende a comercialização do imóvel, e, ainda que seja necessário a adoção de alguns procedimentos específicos, a venda do bem afetado por dívida o quanto antes pode propiciar até a compra de outro imóvel de menor valor.

Anúncios

Sobre Alexandre Berthe Pinto

Alexandre Berthe Pinto – É advogado, Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP 2017/2018, atua nas áreas de Direito Bancário, Consumidor, Condominial, Saúde, Imobiliário, Responsabilidade Civil e Indenizatória, Família e Sucessões e Contencioso Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, membro da Associação dos Advogados de São Paulo, cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD) e Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde. Responsável pelo conteúdo dos blogs: www.radioterapiaimrt.com, www.problemasnocondominio.com, www.dividadecondominio.com.br www.fraudebancaria.com,e outros.* Contato: Comercial: +55 11 5093-2572 - E-mail: alexandre@alexandreberthe.com.br Skype: alexandre.berthe - WhatsApp: +55 11 94335-8334 Imprensa: +55 11 98238-8231

Publicado em 20 de setembro de 2013, em Pagamento e financiamento, Problemas com imóvel, Problemas com imóvel, Respostas e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Dúvidas e Sugestões

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: